Espantalhos da oitava mostra na Quinta Pedagógica dos Prazeres



A VIII Mostra de Espantalhos encontra-se patente na Quinta Pedagógica dos Prazeres. A sua abertura esteve inicialmente prevista para Março, coincidindo com a chegada da Primavera e a época das sementeiras, mas foi adiada até ao Verão devido à pandemia.



A iniciativa anual resulta de uma parceria entre a Quinta Pedagógica dos Prazeres, Delegação Escolar da Calheta e CEDECS (Centro de Estudos e Desenvolvimento de Educação, Cultura e Social), com o apoio da Câmara Municipal da Calheta.


Os participantes, a quem a organização agradece e enaltece, nesta edição de 2020, foram os seguintes: Centro Comunitário da Nogueira; Clube Naval da Calheta; EB1/PE/C do Lombo do Guiné - Sala do Pré Escolar B; EB1/PE da Fonte da Rocha; EB1/PE do Estreito da Calheta; Grupo Coral do Arco da Calheta; SNATTI Madeira (Sindicato Nacional da Actividade Turística, Tradutores e Intérpretes).



A actividade é proposta às escolas, aos centros cívicos e sociais, a outras instituições público/privadas e aos particulares da Região Autónoma da Madeira, com diversos objectivos: unir gerações e tradições com a sabedoria popular; promover o desenvolvimento de projectos multidisciplinares (valor do trabalho colaborativo) para a concepção e construção de um espantalho; sensibilizar a comunidade escolar e local para a tradição da execução de espantalhos e a sua importância noutros tempos; sensibilizar para a importância da produção agrícola; recuperar e dinamizar uma tradição que tem perdido expressão na Madeira; estimular o sentido estético, o gosto pelo embelezamento do meio e a criatividade no domínio das várias formas de expressão plástica; exprimir e encorajar a capacidade de improvisação e utilização de materiais de desperdício; ser amigo do ambiente; criar uma atracção turística no concelho da Calheta.



Quanto aos requisitos técnicos dos espantalhos, a altura situa-se entre 1,50m e 2,00m, os braços são abertos na horizontal entre 1,00m e 1,50 e há uma base que permite fixar/afincar na terra.


(fotografias: Eugénio Perregil)

50 visualizações

Contactos

Morada: Rua da Igreja, N3, 9370-626 Prazeres, Calheta, Madeira, Portugal

Horário: Primavera/Verão: segunda-feira a sexta-feira 9h-20h e fim-de-semana e feriados 9h-21h; Outono/Inverno: segunda-feira e sexta-feira 9h-19h e fim-de-semana e feriados 9h-20h​

Telefone: 291 822 204 / 961 731 617

2019 - Prazeres da Quinta

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon