VIII Mostra de Espantalhos nos Prazeres


A VIII Mostra de Espantalhos resulta de uma parceria entre a Quinta Pedagógica dos Prazeres, Delegação Escolar da Calheta e CEDECS (Centro de Estudos e Desenvolvimento de Educação, Cultura e Social), com o apoio da Câmara Municipal da Calheta.

A atividade é proposta às escolas, aos centros cívicos e sociais, a outras instituições público/privadas e aos particulares da Região Autónoma da Madeira. Consiste na construção de espantalhos para exposição na Quinta Pedagógica dos Prazeres e restante território da freguesia dos Prazeres.


Inscrição e entrega

A inscrição deve ser remetida até ao dia 22 de fevereiro de 2020. Os participantes deverão enviar uma mensagem para o correio eletrónico qpedagogica@hotmail.com (ou ligar para o telefone 291 822 204) e referir os seguintes dados: nome, morada, contacto telefónico e número de espantalhos. Cada participante poderá construir o número de Espantalhos que pretender. Os espantalhos deverão ser entregues até ao dia 13 de março, na Quinta Pedagógica dos Prazeres.


Requisitos dos espantalhos

A altura dos espantalhos deverá ser entre 1,50m e 2,00m, braços abertos (note-se) na horizontal entre 1,00m e 1,50 e ter uma base que permita fixar/afincar na terra (mínimo de 30cm).

Cada espantalho enviado deverá ser acompanhado de uma ficha técnica (ver por favor imagem no final desta notícia, para impressão) com os seguintes elementos escritos: nome do espantalho e nome do autor/instituição. A ficha técnica deverá ser plastificada, uma vez que será colocada no exterior.


Destinatários

Escolas, centros cívicos e sociais, centros de atividades ocupacionais, outras instituições público/privadas e público em geral do arquipélago da Madeira.


Abertura da Mostra de Espantalhos

No dia 22 de Março, domingo, tem lugar a abertura da VIII Mostra de Espantalhos às 11h00, na Quinta Pedagógica, após a missa de domingo na Paróquia dos Prazeres.


Valor da participação

Esta atividade procura estimular valores como a colaboração, a cooperação e o gosto em manter as tradições e participar no embelezamento do meio, em detrimento da competição.


Objetivos

Unir gerações e tradições com a sabedoria popular; promover o desenvolvimento de projetos multidisciplinares (valor do trabalho colaborativo) para a conceção e construção de um espantalho; sensibilizar a comunidade escolar e local para a tradição da execução de espantalhos e a sua importância noutros tempos; sensibilizar para a importância da produção agrícola; recuperar e dinamizar uma tradição que tem perdido expressão na Madeira; estimular o sentido estético, o gosto pelo embelezamento do meio e a criatividade no domínio das várias formas de expressão plástica; exprimir e encorajar a capacidade de improvisação e utilização de materiais de desperdício; ser amigo do ambiente; criar uma atração turística no concelho da Calheta.


Divulgação

Para além da divulgação do evento na comunicação social, será criado um álbum com uma fotografia de cada espantalho, que será publicado na página Facebook da Quinta Pedagógica dos Prazeres (www.facebook.com/prazeresdaquinta) imediatamente antes da abertura da VIII Mostra de Espantalhos.

O objetivo é permitir aos utilizadores colocarem «gostos» nos espantalhos que mais apreciarem, sem caráter de competição, porque a fotografia não tem o impacto nem permite apreciar em detalhe como na observação dos espantalhos ao vivo.



75 visualizações

Contactos

Morada: Rua da Igreja, N3, 9370-626 Prazeres, Calheta, Madeira, Portugal

Horário: Primavera/Verão: segunda-feira a sexta-feira 9h-20h e fim-de-semana e feriados 9h-21h; Outono/Inverno: segunda-feira e sexta-feira 9h-19h e fim-de-semana e feriados 9h-20h​

Telefone: 291 822 204 / 961 731 617

2019 - Prazeres da Quinta

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon